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Temas atuais para educação

A sociedade e o mundo profissional continuam a evoluir e mudar com o crescimento da tecnologia. Isso, por sua vez, teve um impacto tremendo na esfera educacional, levando a uma série de tendências crescentes no mundo da educação.

 

Para que os educadores envolvam seus alunos de maneira adequada, eles devem estar atualizados sobre as mudanças mais recentes e os fatores-chave que afetam o aprendizado em sala de aula. Sua compreensão dessas tendências pode ajudá-los a criar ambientes de aprendizagem mais eficazes.

A medida que os professores se preparam para implementar esses desenvolvimentos educacionais mais recentes, aqui estão as cinco tendências educacionais com temas atuais para educação mais importantes com as quais eles devem se familiarizar:

1. Tendências tecnológicas no ensino e aprendizagem

A explosão da tecnologia nas últimas duas décadas não deixou o setor educacional para trás. Os computadores e a internet mudaram a forma como os alunos podem acessar não apenas as informações, mas também as próprias aulas.

O crescimento das capacidades tecnológicas significa que uma variedade de mídia e ferramentas de suporte à aprendizagem agora existem para ajudar os alunos a receber uma educação de alta qualidade por meio da Internet.

Essa tendência apresenta envolvem uma série de temas atuais para educação com vantagens e desvantagens para professores e instituições que desejam continuar a oferecer a seus alunos a educação de qualidade.

A tecnologia, por exemplo, pode não encorajar os alunos a aprender habilidades sociais. Eles podem não ter as oportunidades embutidas de se envolver com seus colegas alunos, da maneira que teriam em salas de aula de estilo tradicional. Por exemplo, as oportunidades de liderança em projetos de grupo não ocorrerão tão organicamente como antes.

A plataforma online também pode forçar os professores a mudar a forma como ensinam. Eles podem achar um desafio mudar a forma como abordam os planos de aula para garantir que os alunos permaneçam engajados mesmo quando não puderem ver o instrutor pessoalmente.

Felizmente, o advento da sala de aula online e da instrução baseada em tecnologia também oferece uma grande variedade de oportunidades para os professores e suas instituições.

Muitos professores percebem imediatamente a maior flexibilidade que podem oferecer em seu cronograma de aprendizagem. As plataformas podem oferecer oportunidades para os alunos assistirem a palestras ao vivo ou versões gravadas posteriormente.

É possível também aumentar a capacidade dos professores em oferecer aos alunos diferentes estilos de aprendizagem. Os alunos avançados podem receber recursos de aprendizagem adicionais e desafios para incentivá-los a se aprofundar no material, sem interromper o fluxo do restante da classe.

Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem também podem tornar mais fácil para os professores acompanharem o progresso dos alunos. Eles podem ver como seus alunos se engajaram com as aulas transmitidas e gravadas, portanto, eles têm um sistema de rastreamento mais eficiente que lhes permite fornecer um treinamento mais oportuno conforme necessário.

2. Treinamento de habilidades sociais

Algumas das habilidades mais importantes no local de trabalho incluem pensamento crítico, solução de problemas, gestão de pessoas e criatividade. Os empregadores querem ver profissionais emergentes que entendam como tomar decisões difíceis e mostrem suas habilidades de liderança.

Em um esforço para preparar os alunos para suas carreiras futuras, as escolas devem ter o treinamento em vigor para ajudar os alunos a nutrir e crescer nessas áreas de habilidade.

No entanto, como já discutido, a tendência simultânea de aprendizagem online torna isso um desafio para muitos professores. Esses educadores precisarão encontrar uma maneira de equilibrar o tempo de tela envolvido em suas aulas com a importância de incentivar os alunos a trabalharem juntos cara a cara para estimular o desenvolvimento de habilidades sociais.

3. Tendência do aluno: redução dos períodos de atenção

À medida que a prevalência da tecnologia cresceu, a capacidade de atenção dos alunos também mudou. Essa queda foi em grande parte atribuída à natureza da tecnologia e ao estímulo constante que ela oferece.

Para manter a atenção dos alunos, o conteúdo apresentado a eles deve ter excelente visual e diálogo, juntamente com um enredo interessante que prenda sua atenção. Este grupo mais jovem se preocupa mais com a narrativa e a natureza visual do conteúdo que lhes interessa.

Essa mudança nas tendências de atenção também tem um impacto tremendo em como os professores ajustam suas aulas e mantêm os alunos engajados com o material.

Os professores precisam encontrar maneiras de planejar aulas que chamem a atenção de seus alunos, e adaptar o método e o ritmo dando importância aos recursos visuais fortes.

Lembre-se que quando os alunos têm à sua frente um material altamente visual e envolvente, eles têm um excelente potencial para prestar atenção, pois querem e precisam ser desafiados e valorizam assim a interação.

4. Facilitando a aprendizagem versus ensino

Conforme a tecnologia cresceu, ela também mudou a forma como os professores se relacionam com seus alunos e suas salas de aula.

Com uma riqueza de informações na ponta dos dedos, os alunos de hoje têm as ferramentas de que precisam para descobrir uma quantidade enorme de fatos e conhecimentos de forma independente, assim, os professores agora atuam mais como facilitadores evoluindo para uma posição em que ajudam os alunos a entender como aprender, amar aprender e como descobrir e compreender as informações que encontram.

Isso pode apresentar alguns desafios para os professores, que devem trabalhar em suas próprias habilidades pessoais de liderança e solução de problemas. Eles devem aprender como promover conversas e criar um ambiente que valorize o trabalho em equipe.

Os melhores professores serão aqueles que podem ajudar os alunos a se responsabilizarem por seu aprendizado.

À medida que os professores se tornam mais envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos, eles também se verão em posição de receber feedback imediato sobre sua eficácia de ensino. Sua capacidade de estimular e facilitar essas habilidades em sala de aula se tornará óbvia rapidamente à medida que a classe avança.

Os professores que desejam se concentrar mais no desenvolvimento do aluno, em vez de simplesmente na entrega de conhecimento, descobrirão que esse novo modelo é extremamente gratificante.

5. Tendência de aprendizagem

A medida que o enorme progresso tecnológico leva a mudanças na forma como as pessoas realizam seus trabalhos. Os profissionais que desejam permanecer competitivos em seu ambiente precisarão se requalificar constantemente. Eles não podem presumir que a educação que obtiveram na primeira metade de sua carreira profissional será suficiente para o resto de sua vida profissional.

Em vez disso, a obtenção de um diploma deve ser seguida por um aprendizado contínuo. Isso requer que as instituições criem uma mentalidade de autodesenvolvimento em seus alunos, bem como em seus professores e funcionários. As salas de aula devem deixar oportunidades para o ensino de habilidades de autoaprendizagem para que os alunos possam continuar a aprender e se envolver em seus campos escolhidos.

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