palestrante-motivacional-educacao-educadores-Semana Pedagógica

Como Motivar os Professores

Como Motivar os Professores

Com o tempo, muitos professores se veem desmotivados e passam a precisar de alguns mecanismos de atualização e integração.

Realize dinâmicas e palestras motivacionais

  • As dinâmicas motivacionais frequentes são uma boa forma de ajudar a superar algumas das dificuldades da profissão e aliviar o estresse devido as exigências e a adaptação da novas tecnologias.
  • Por meio de dinâmicas profissionais, é possível reduzir os efeitos de fatores de estresse e criar laços de cooperação, além de dar aos professores a possibilidade de compartilhar experiências, frustrações e outros anseios que eles têm sentido no exercício da docência.
  • É possível, por exemplo, com a realização de palestras motivacionais promover mais interação entre os profissionais da escola e de motivá-los a melhorar a sua relação com o trabalho.

Ofereça uma boa estrutura para os professores

  • Para atingir os objetivos é necessário oferecer recursos suficientes e de qualidade .
  • Cada vez mais tecnológicas, as salas de aula precisam de constante atualização de equipamentos, de recursos multimídia e de estrutura física.
  • Para um professor é muito frustrante dar aulas em uma estrutura precária, que não dispõe dos recursos que ele gostaria de utilizar. Esse tipo de situação, se constante e reiterada, leva muitos profissionais a se verem desmotivados e com o sentimento de que o trabalho na instituição é praticamente impossível de se realizar.

Incentive formas de atualização profissional

  • É muito importante que os professores se mantenham constantemente atualizados, devido ao fato de que com os avanços tecnológicos, da ciência e dos meios de comunicação, é muito comum que os próprios alunos tragam para a sala de aula informações desconhecidas por professores.

Como motivar professores a se atualizar?

  • Isso pode ser feito de diversas formas! A escola pode promover cursos, treinamentos e palestras, como também incentivar — financeiramente e por meio de convênios — que esses profissionais procurem por cursos de atualização e especializações em outras instituições.
  • É importante que as metodologias de ensino e as próprias formas de avaliação utilizadas pelos professores da sua escola sejam adequadas.

Conheça algumas sugestões de temas para palestras motivacionais.

WhatsApp Fale comigo no whatsApp