Competências Socioemocionais BNCC
Competências Socioemocionais BNCC
“As competências socioemocionais BNCC são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar”. Ou seja, pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções.
Assim, visam o desenvolvimento das dimensões comportamentais (atitudinais) e relacionais dos indivíduos.
Os processos de ensino e aprendizagem cada vez mais enxergam os indivíduos em sua totalidade, a partir de uma multiplicidade de valores.
Portanto, nesse processo aprende-se a colocar em prática habilidades e atitudes para alcançar objetivos, controlar emoções, manter relações positivas e responsáveis, além da demonstração de empatia, entre outros.
Assim para que se consiga alcançar esse propósito, a inclusão de competências socioemocionais na educação precisa ser intencional.
Habilidades Socioemocionais que podem ser trabalhadas na escola
- Empatia: compreender emoções e sentimentos dos outros indivíduos;
- Felicidade: estar em sintonia com atitudes, valores, decisões, com o que se fala, faz e pensa, ou seja, estar de bem com mente, corpo e o espirito;
- Autoestima: qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra por outro lado consequentemente confiança em seus atos e julgamentos;
- Ética: princípios que orientam o comportamento humano – ou seja, as normas, valores e condutas;
- Paciência: virtude que se baseia no autocontrole enquanto submetido a situações desagradáveis;
- Autoconhecimento: conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, e inclinações, além disso é ter o pleno domínio de si, dos desejos, frustrações, esperanças e crenças;
- Confiança: segurança de si e do próximo – crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência e na discrição de outrem;
- Responsabilidade: assumir as consequências dos próprios atos de forma consciente e intencionada;
- Autonomia: capacidade de poder tomar suas próprias decisões, sem ajuda do outro de tal forma que possa decidir de forma livre e espontânea suas próprias escolhas;
- Criatividade: capacidade de usar habilidades, inteligência e talento para criar, inventar e inovar.
Como trabalhar habilidades Socioemocionais?
As competências e habilidades socioemocionais podem ser ensinadas e aprendidas, a fim de que contribua para o desenvolvimento integral do individuo.
Assim a prática pedagógica visando o desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais devem estar alinhadas ao Projeto Político Pedagógico da escola para conferir significado a prática.
Assim deve-se questionar:
- Como é o aluno que desejamos formar?;
- Quais habilidades e competências deve-se desenvolver?
- O que deve ser trabalhado de forma transversal e multidisciplinar, envolvendo todos os segmentos e componentes curriculares embasadas na Base Nacional Curricular.
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