Como evitar o Estresse

Você já sentiu a pressão do estresse relacionado ao trabalho?

Qualquer trabalho pode ter elementos estressantes, mesmo se você ama o que faz.

No curto prazo, você pode sofrer pressões para cumprir um prazo ou cumprir uma obrigação desafiadora.

Mas quando o estresse no trabalho se torna crônico, pode ser esmagador – e prejudicial à saúde física e emocional.

Infelizmente, esse estresse de longo prazo é muito comum.

As tensões no trabalho nem sempre podem ser evitadas, no entanto, você pode tomar medidas para gerenciar o estresse relacionado ao trabalho.

Alguns fatores estressantes comuns no local de trabalho são:

  • Baixos salários;
  • Cargas de trabalho excessivas;
  • Poucas oportunidades de crescimento ou progresso;
  • Trabalho que não é envolvente ou desafiador;
  • Falta de apoio social;
  • Não ter controle suficiente sobre as decisões relacionadas ao trabalho;
  • Exigências conflitantes ou expectativas de desempenho pouco claras.

Quando o estresse persistir, pode prejudicar sua saúde e bem-estar.

No curto prazo, um ambiente de trabalho estressante pode contribuir para problemas como dor de cabeça, dor de estômago, distúrbios do sono, mau humor e dificuldade de concentração.

O estresse crônico pode resultar em ansiedade, insônia, pressão alta e enfraquecimento do sistema imunológico.

Também pode contribuir para condições de saúde como depressão, obesidade e doenças cardíacas.

Para complicar o problema, as pessoas que passam por estresse excessivo geralmente lidam com isso de maneiras não saudáveis, como comer demais, comer alimentos pouco saudáveis, fumar cigarros ou abusar de drogas e álcool.

Como gerenciar o estresse?

  • Mantenha um diário por uma semana ou duas para identificar quais situações geram mais estresse e como você responde a elas. Registre seus pensamentos, sentimentos e informações sobre o ambiente, incluindo as pessoas e circunstâncias envolvidas, a configuração física e como você reagiu. Fazer anotações pode ajudá-lo a encontrar padrões entre o que lhe estressa e suas reações a eles.
  • Qualquer forma de atividade física é benéfica.
  • Reserve tempo para hobbies e atividades favoritas. Seja lendo um romance, reserve um tempo para as coisas que lhe dão prazer.
  • Ter um sono de boa qualidade também é importante para o gerenciamento eficaz do estresse. Construa hábitos de sono saudáveis, limitando a ingestão de cafeína no final do dia e minimizando atividades estimulantes, como o uso de computador e televisão, à noite.
  • Estabeleça alguns limites para a vida profissional. Isso pode significar fazer uma regra para não checar e-mails de casa à noite, ou não atender o telefone durante o jantar.
  • Reserve tempo para recarregar. Para evitar os efeitos negativos do estresse crônico e do burnout, precisamos de tempo para reabastecer e retornar ao nosso nível de funcionamento pré-estresse. Este processo de recuperação requer “desligar” do trabalho por ter períodos de tempo em que você não está envolvido em atividades relacionadas ao trabalho, nem pensando em trabalho. É por isso que é fundamental que você se desconecte de vez em quando, de uma maneira que atenda às suas necessidades e preferências.
  • Quando possível, tire uma folga para relaxar e descontrair, para voltar ao trabalho sentindo-se revigorado e pronto para o melhor desempenho.
  • Aprenda a relaxar. Técnicas como meditação, exercícios de respiração profunda e atenção plena (um estado no qual você observa ativamente experiências presentes e pensamentos sem julgá-las) podem ajudar a dissipar o estresse. Comece por dedicar alguns minutos todos os dias para se concentrar em uma atividade simples, como respirar, caminhar ou desfrutar de uma refeição. A habilidade de ser capaz de se concentrar propositalmente em uma única atividade sem distração ficará mais forte com a prática e você descobrirá que pode aplicá-la a muitos aspectos diferentes de sua vida.
  • Participe de treinamentos e palestras que contribuam para seu sucesso pessoal e profissional.

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